Home » NOTÍCIAS » MANCHETES » Luto no RS! Morre o tradicionalista Paixão Côrtes, aos 91 anos

Luto no RS! Morre o tradicionalista Paixão Côrtes, aos 91 anos

O tradicionalista João Carlos D’Ávila Paixão Cortes, morreu na tarde desta segunda-feira (27), em Porto Alegre, aos 91 anos. Ele estava internado na CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Ernesto Dornelles desde 18 de julho.

O folclorista deixou a vida pública no ano passado, para cuidar da saúde. Côrtes havia passado recentemente por uma cirurgia após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.

A morte de Côrtes foi declarada às 16h05 desta tarde. A causa, porém, não foi informada pelo Hospital.

Paixão Côrtes é um dos símbolos do tradicionalismo. Nasceu em Santana do Livramento, na Campanha, em 12 de julho de 1927. Aos 12 anos se mudou com a família para Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Formou-se em Agronomia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Chegou a ser contratado da Secretaria de Estado da Agricultura.

Ele foi modelo para a execução da Estátua do Laçador, que representa o gaúcho. O monumento, feito nos anos 1950, fica localizado ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na entrada de Porto Alegre.

Fonte: Agora no RS

Sobre Jeff

Idealizador e fundador do Portal Guapos. Pai, fotógrafo, desenvolvedor web, responsável pelo desenvolvimento do Portal Guapos, amante da tradição gaúcha e um apaixonado por internet e tecnologia.

CONFIRA TAMBÉM

06/10 – Super Mega Baile no Sítio Novo – Joinville/SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *