Home » LANÇAMENTOS » ACIT » Gicela Mendez Ribeiro – Voz de Frontera

Gicela Mendez Ribeiro – Voz de Frontera

La Argentina que canta en portugués

“Aquí Gicela nos canta
con esa voz de frontera
de catarata o cachueira
de ave que el vuelo levanta
con esta música santa
que viene de las misiones
es un río a borbotones
que cuando ríe ilumina
brasilera y correntina
ahí va hermanando naciones…”
Antonio Tarragó Ros

Voz de Fronteira é o novo trabalho do CD de Gicela Mendez Ribeiro -Argentina, que lança no Brasil pela Gravadora ACIT, é um grande momento de Integração e gesto de amizade, que mostra a liberdade musical da América. Um disco com sons novos e doces canções que enriquecem o cancioneiro popular, com composições próprias e clássicos do chamamé.

Gicela, com sua doce voz, consegue conciliar temperamento e carisma, algo que estava latente e subterrâneo no que chamamos de MERCOSUL. Cantora de estilo chamamecera e universal…” escreveu Humphrey Inzillo para Rolling Stone, “A essência bailável do chamamé se mistura com ritmos de raízes brasileiras em forma de cancão, respeitando a tradicão do gênero, porém levando a uma nova dimensão.

Entre versões de Antonio Tarragó Ros “Ñangapiri” e de Jaime Ribeiro “ Um novo Chamamé” e da dupla sertaneja brasileira Delio e Delinha “Antigo aposento”, Gicela entrega canções próprias, como “Fronteriza” uma deliciosa combinação de “reggae, pop e chamamé”. Tras faixas com a colaboração, como “luna”, com o escritor Martín Alvarenga, e “A navegar”, com letra de Marilyn Morales Segovia, que retrata um frescor da paisagem e a identidade do Litoral.

Gicela Mendez Ribeiro, cantora e compositora, atriz e produtora, nascida em Paso de los Libres, fronteira com Uruguaiana, de onde partiu para ser reconhecida também pelos festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Desde jovem cativa distintos palcos da Argentina, Brasil, França e Estados Unidos cantando chamamé. Por ser de fronteira domina muito bem o português indistintamente com o espanhol, como fruto de suas raízes familiares e também como produto social no que está imersa nas cidades de fronteiras, com suas múltiplas influências, convertendo-se então numa verdadeira “embaixadora cultural” cantando chamamé em castelhano e português, língua dos seus ancestrais que ressalta na doçura da sua voz.

Recentemente, depois de seu trabalho como Atriz na série “La Riña” vencedor do prêmio Martín Fierro, bem como estreiou na Rede aberta de TV Pública da Argentina, ainda brilhou também na série documentario “El chamamé y sus mujeres” que tem como apresentação de Gicela que procura investigar, entrevistar e desvendar o camino das cantoras “Chamameceras”. No lançamento do seu “Voz de Fronteira” há um trabalho de canções próprias e em parcerias, sempre impecável em sua maravilhosa voz, junto a qualidade que já estamos acostumados a ouvir. “Con un estilo tradicional y refinado aporta nuevos aires dentro de la jugosa tradición chamamecera…” esceveu o Sr Gabriel Plaza para o jornal “La Nación”, onde podemos ver o estilo próprio: o chamamé bilingüe, uma marca que já é inconfundível de Gicela Mendez Ribeiro.

Por: Assessoria – Gicela Mendez Ribeiro

Sobre Jeff

Idealizador e fundador do Portal Guapos. Pai, fotógrafo, desenvolvedor web, responsável pelo desenvolvimento do Portal Guapos, amante da tradição gaúcha e um apaixonado por internet e tecnologia.

CONFIRA TAMBÉM

Os Serranos – Nego Betão

Baixem e escutem agora: Soundcloud: https://soundcloud.com/osserranos-247241764/nego-betao-inedita Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=F2FhHcYkfB4&feature=youtu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *